sábado, 1 de setembro de 2012

The Entertainer Scott Joplin

O ragtime, antecessor do jazz, dominou as paradas musicais no começo do século XX. O responsável pela popularização do gênero e que veio a mais tarde ficar conhecido como o 'rei do ragtime' foi Scott Joplin. Você provavelmente já ouviu alguma composição do músico. The Entertainer, sua melodia mais conhecida foi adaptada por Marvin Hamlisch para a trilha sonora de um vencedor do Oscar: Golpe de Mestre (1973).


Biografia

Não se sabe exatamente onde e quando Scott Joplin nasceu, mas segundo o The Scott Joplin International Ragtime Foundation acredita-se que tenha ocorrido no Texas, no fim da segunda metade de 1867. Seu pai, ex-escravo, mudou com a família quando o músico ainda era criança para a cidade de Texarkana, exatamente entre a fronteira do Texas e Arkansas. 

Após seu primeiro contato com o piano, Joplin passou a ter aulas com Julius Weiss, um professor local, que ajudou no aprendizado das formas musicais europeias. 

Em 1880, quando o pai abandonou a família, a mãe, Florence, viu se obrigada a sustentar os filhos e contou com a ajuda de Scott Joplin, trabalhando em ferrovias. Mas viu que não era para ele e saiu de casa para ser músico viajante, passando em turnê por todo o sul do país. Em 1894, participou da Feira Mundial em Chicago e depois passou um tempo em St. Louis, ajudando a tornar o ragtime o ritmo mais popular da época. Quando não em turnê, Joplin ficava em Sedalia, Missouri e ensinava piano a vários que depois vieram a se tornar mestres em ragtime: Brun Campbell, Scott Hayden e Arthur Marshall. 
via desequilibrios.com.br

Em 1895, viajou para Siracusa com seu Quartette Medley TexasEm 1899, Scott lança sua primeira obra Maple Leaf Rag, com o qual adquiriu poder monetário suficiente para dedicar-se inteiramente à música. Nos anos seguintes compôs uma imensidade de melodias de todos os tipos, desde óperas ragtimes, polcas e a valsas. 
 
Joplin veio a se casar duas vezes: primeiro com Belle Joplin do qual se divorciou em 1904 para casar-se com Freddie Alexander, que tragicamente faleceu dez semanas após o casamento.

Portador de sífilis e com episódios de demência, Scott Joplin veio a falecer em 1917, sendo enterrado como indigente. 

Apesar de ser bastante popular em sua época, Scott Joplin não era reconhecido como um compositor sério. A grande admissão no círculo dos grandes compositores só ocorreu em 1972, com o relançamento de sua obra e a aclamação dos críticos. 


The Entertainer




O ragtime como ritmo musical obedece a seguinte composição:

  • s.m. (pal. ing.) Estilo musical muito sincopado, em voga por volta do fim do séc. XIX (mas ainda praticado), originário do folclore negro-americano e de música de dança dos brancos. / Estilo pianístico e orquestral dele advindo. / Música com o ritmo do ragtime. (fonte: Verbetes.com)

Scott Joplin é muitas vezes é reconhecido como o responsável pela introdução do piano banjo, muito utilizado nas músicas e composições populares, na música da elite estadunidense. Ao misturar influências das culturas afro-americanas e as europeias, Joplin oferece um ritmo "acessível" à todas as camadas da sociedade. Composições simples, mas refinadas. 

As composições muitas vezes agitadas e dançantes vem da experiência em bares e cafés nos quais Scott Joplin trabalhava tocando em seus primeiros anos. 

A primeira obra de Scott Joplin lançada foi o Maple Leaf Rag em 1899, embora tenha sido realizada em 1895. Supõe-se que o nome da partitura tenha se originado do Clube Maple Leaf, no qual Joplin chegou a tocar. Maple Leaf Rag foi a primeira peça instrumental a vender mais de um milhão de partituras. Durante sua vida Scott Joplin não conseguiu repetir o sucesso da primeira composição, mesmo que posteriormente The Entertainer tenha se tornado sua obra mais conhecida. Os rendimentos da música permitiu que o compositor pudesse viver tranquilamente o resto da vida, ainda que modestamente. 


Maple Leaf Rag foi tão reconhecida nas três primeiras décadas do seculo XX que pode ser encontra na trilha sonora do O Inimigo Público (1930).

Capa da primeira edição
The Entertainer foi registrada em 1902, sendo considerada a melhor e mais conhecida das composições do músico, e também o ragtime mais famoso. Graças ao arranjo e modernização de Marvin Hamlish, em 1972 com o lançamento de O Golpe de Mestre, a composição atingiu novos patamares, tendo chegado  no top 3 da Billboard Hot 100. 
    
                 

Também da obra de Joplin podemos destacar a ópera Treemonisha, a primeira grande obra do gênero composta por um afro americano. Embora não seja um estilo predominante, Treemonisha geralmente é lembrada como "ópera do ragtime". A ópera não tinha sido performada em sua totalidade até 1972 com o "boom" do ragtime. Escrita em 1902, só haviam sidos apresentados trechos dela, já que não era interessante à elite. Devido a notas de orquestração da Tremonisha terem sido perdidas, em 1972 outros compositores recriaram as performances subsequentes, tendo se tonado sucesso de público e de crítica. No mesmo ano Scott Joplin foi agraciado, postumamente, com o Prêmio Pulitzer pela "contribuição à música americana".

Treemonisha é uma ópera romântica popular. Conta a história de uma negra, Treemonisha, que recebe aulas de leitura com uma mulher branca e que leva a comunidade negra contra a influencia daqueles que se aproveitam da ignorância e superstição deles. Então Treemonisha é raptada e prestes a ser jogadas em um ninho de vespas quando seu amigo Remus a resgata. A comunidade percebe o valor da educação e a escolhe como professora e líder. Peça bem feminista para a época.



Curiosidade: Acredita-se que o primeiro grande sucesso do renomado Irving Berlin Alexarder's Ragtime Band, de 1911 tenha sua melodia emprestada de Drag A Real Slow, que Scott Joplin tinha submetido a uma editora.  

*As datas e lugares citados não são totalmente precisos devido a contradições entre as fontes. 

MAIS MÚSICAS





2 comentários:

  1. Os ritmos do ragtime são excelentes! Gosto muito da música de Golpe de Mestre, foi bom conhecer quem primeiro a idealizou.
    Passo aqui para avisar que tem um selinho em meu blog esperando por você! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que maravilha! Um encanto para os ouvidos! Este post é um dos melhores que já li. Abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...